Unifeso - Alunos da disciplina Nutrição Clínica e Fisiopatologia I têm primeira atividade no Centro de Práticas depois da reformulação da matriz do curso

01-03-2024

Os alunos de graduação em Nutrição do campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, em Teresópolis, tiveram a primeira atividade no Centro de Práticas Integradas da Saúde Prof. João Zerillo de Andrade Adell, após a reformulação da matriz do curso. A aula inaugural de visita do nutricionista à beira leito foi um sucesso entre os alunos, que ao longo do semestre terão que desmembrar o caso apresentado.

A prática simulou a visita do profissional nutricionista em atendimento clínico hospitalar a um paciente internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), que tinha tido um pico hipertensivo e com histórico de obesidade desde a infância. Durante a aula prática, o paciente optou em passar por uma cirurgia bariátrica e o nutricionista precisou orientá-lo sobre o processo.

“O nutricionista entra explicando sobre o processo de cirurgia bariátrica, já desmistificando o que seria a solução para todos os problemas, e faz toda anamnese dele e consulta o recordatório alimentar que os estudantes vão ver ao longo da disciplina. A ideia é que a cada prática eles trabalhem esse caso clínico vivo, então, eles vão, ao longo do semestre, desmembrar essa cena que a gente fez. Durante a entrevista da nutricionista os alunos tinham em mãos um prontuário, e eles tiveram que preencher de acordo com o que o paciente falava”, contou a professora e coordenadora do curso, Natália Boia.

A anamnese nutricional é o processo que permite o nutricionista identificar hábitos alimentares prejudiciais à saúde, como consumo excessivo de alimentos processados, açúcares, sal, alimentos gordurosos, entre outros. Com essas informações, o profissional pode auxiliar o paciente, orientando-o a fazer mudanças adequadas, positivas na alimentação.

‌A disciplina de Nutrição Clínica e Fisiopatologia I deixou de ser somente teórica neste ano para atender a necessidade da prática. Ponto que foi apresentado pelos próprios alunos, como conta a coordenadora.“Essa era uma disciplina teórica até o ano passado, e na nova reformulação da matriz que construímos juntos, eu e o NDE do curso, levando em consideração as avaliações das disciplinas e o retorno dos estudantes nas reuniões de representantes montamos a nova matriz. Agora passamos a ter prática nessa disciplina que historicamente é prática”, disse a coordenadora.

Cerca de 61 alunos participaram da atividade em dois grupos de observação diferentes. A professora Natália Coelho e a coordenadora Natália Boia fizeram a simulação com apoio de um ator convidado. A Flávia Sadicoff, aluna do 5º período de Nutrição, conta como ficou impactada assim como os outros alunos que estiveram presentes na aula. “Foi incrível! Superou nossas expectativas. O Centro de Práticas Integradas da Saúde do Unifeso tem uma estrutura espetacular e uma perfeita sala de CTI. A professora Natália fez o papel de nutricionista demonstrando, de forma real, uma consulta de anamnese do paciente dentro do hospital. Nós conseguimos entender as angústias, as dificuldades, além de aprender o conhecimento técnico da anamnese e ficha técnica de atendimento. A sala conta com telões, áudio, vidro transparente, e os alunos podiam acompanhar os mínimos detalhes. Foi uma experiência muito única”, confessou a aluna.

Por Paola Oliveira